O que são coronavírus?*
Os coronavírus (CoV) são uma grande família de vírus que causam doenças respiratórias, que podem ir desde uma simples constipação a situações mais graves como a síndrome respiratória do Médio Oriente (MERS-CoV) e a síndrome respiratória aguda grave (SARS-CoV). Visto ao microscópio, os coronavírus parecem ter uma coroa de espinhos à sua volta e daí este nome.
Por que se diz que este é um novo coronavírus?*
Porque até agora esta estirpe ainda não tinha sido identificada.
Desde que surgiram os primeiros casos de infecção, no final de 2019 na cidade de Wuhan, província de Hubei, na China, vários cientistas estudaram o genoma deste novo coronavírus (2019-nCoV). Ao que foi possível concluir, tem uma semelhança com o vírus da SARS na ordem dos 89%.
O Covid-19 foi descrito como uma pandemia pela Organização Mundial da Saúde (OMS). O que isso significa?**
Caracterizar o Covid-19 como uma pandemia não é uma indicação de que o vírus se tornou mais mortal. É sim um reconhecimento da propagação geográfica da doença.
O UNICEF vinha se preparando e respondendo à epidemia de Covid-19 em todo o mundo, sabendo que o vírus poderia se espalhar para crianças e famílias em qualquer país ou comunidade. O UNICEF continuará trabalhando com os governos e seus parceiros para interromper a transmissão do vírus e manter as crianças e suas famílias seguras.
Como se transmite o coronavírus?*
Sabe-se que os coronavírus são transmitidos entre animais e pessoas. No caso da SARS, a transmissão foi através de gatos da cidade e na MERS através de camelos. Segundo informação no site da OMS, há vários coronavírus identificados em animais em que ainda não houve transmissão para pessoas.
O vírus é transmitido pelo contato direto com gotículas respiratórias de uma pessoa infectada (gerada por tosse e espirros) e toque de superfícies contaminadas. O vírus Covid-19 pode sobreviver em superfícies por várias horas, mas desinfetantes simples podem matá-lo.
Quais são os sinais e sintomas do coronavírus?*
Os sinais mais comuns incluem febre, tosse, falta de ar e dificuldades respiratórias. Em casos mais graves, a infecção pode causar pneumonia, síndrome respiratória aguda grave, insuficiência renal e a morte.
Como posso evitar o risco de infecção?**
Aqui estão três precauções que você e sua família podem tomar para evitar a infecção:
Qual o período de incubação da doença do coronavírus?*
Em média, de 4 dias podendo estender-se de dois a 14 dias”. No entanto com o decorrer da investigação sobre este virus este período pode ser alterado.
Quais são as medidas de prevenção do coronavírus?*
Existe algum medicamento específico para prevenir ou tratar o novo coronavírus?*
Até à data, ainda não existe nenhum medicamento específico recomendado para prevenir ou tratar o novo vírus corona (2019-nCoV).
No entanto, as pessoas infectadas com o vírus devem receber cuidados adequados para aliviar e tratar os sintomas, e aquelas com doenças graves devem receber cuidados de suporte optimizados. Alguns tratamentos específicos estão sob investigação, e serão testados através de ensaios clínicos. A OMS está ajudando a acelerar os esforços de pesquisa e desenvolvimento conjuntamente com os parceiros.
Os profissionais de saúde sofrem risco de contrair o novo coronavírus?*
Os profissionais de saúde entram em contato com os pacientes com mais frequência do que o público em geral. A OMS recomenda que os profissionais de saúde utilizem sistematicamente medidas apropriadas de prevenção e controlo de infecções.
Devo usar uma máscara cirúrgica?**
O uso de máscara cirúrgica é recomendado se você tiver sintomas respiratórios (tosse ou espirro) para proteger os outros. Se você não tiver nenhum sintoma, não há necessidade de usar uma máscara.O uso de máscara cirúrgica apenas não é suficiente para interromper as infecções e deve ser combinado com a lavagem frequente das mãos, cobrindo a boca e o nariz quando espirrar e tossir, e evitando o contato próximo com qualquer pessoa com sintomas de gripe ou resfriado (tosse, espirro, febre).
* Fonte: OMS
**Fonte: UNICEF Brazil
UNICEF/2020
Lavar as mãos com água e sabão é uma das intervenções mais baratas e eficazes que podemos fazer para proteger a nós próprios e as pessoas próximas contra o coronavírusSanjay Wijesekera, Director de Programas do UNICEF.
Lave as mãos frequentemente, principalmente antes de comer; depois de assoar o nariz, tossir ou espirrar; e depois de ter ido a casa de banho.Se água e sabão não estiverem prontamente disponíveis, use um desinfetante para as mãos à base de álcool com pelo menos 70% de álcool